banner blog

Você sabia que sua saúde auditiva pode começar no intestino?

Desde que começamos a estudar a saúde integrativa, a nossa visão sobre a audição ampliou. Cada vez mais, acreditamos que o corpo é um todo, uma rede, nada é isolado. Hoje, a nossa conversa inicia por mais uma evidência de que o que acontece no intestino pode interferir muito na nossa audição.
Em um artigo de pesquisa bibliográfica recém saído do “forninho” na Nova Zelândia, os autores postulam que a inflamação, como resultado do envelhecimento do sistema imunológico e da disbiose intestinal, acelera a degeneração coclear relacionada à idade, contribuindo para o desenvolvimento da perda auditiva relacionada à idade.
Nosso intestino tem milhares de microrganismos em equilíbrio, responsáveis por nossa saúde e bem-estar.  No entanto, essa microbiota intestinal muda à medida que envelhecemos, influenciada pela nossa dieta e estilo de vida. Esses fatores vão fazendo com que as bactérias que fazem mal ao organismo sejam superiores ao número de “bactérias do bem” (disbiose intestinal), gerando uma permeabilidade intestinal e uma resposta inflamatória.
Como o corpo é todo interligado, o tecido linfoide, que existe no intestino, também está presente no nariz, no ouvido, nos brônquios e no trato geniturinário. Assim, esta resposta inflamatória pode se manifestar em qualquer tecido do corpo.
Lá no ouvido, a maneira como tudo isso acontece é complexa e não é totalmente compreendida. Entretanto, sabemos que esta inflamação desempenha um papel crítico no desenvolvimento deste tipo de perda auditiva.
Apesar de necessitar de mais estudos, em resumo, os autores demonstram que à medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico também envelhece e nosso intestino torna-se mais inflamatório e permeável, deixando passar metabólitos através da circulação sistêmica, gerando inflamação crônica baixa, podendo chegar no ouvido e causar perda auditiva.
Portanto, já que acreditamos nesta interrelação entre todo o corpo, precisamos cuidar do que comemos! E vamos além da nutrição. Precisamos cuidar do sono, da espiritualidade, das emoções, fazer atividade física, ficar em contato com a natureza. Seu estilo de vida é um fator modificável na prevenção da perda auditiva relacionada à idade.

Fonte: Age-Related Hearing Loss: The Link between Inflammaging, Immunosenescence, and Gut Dysbiosis Int. J. Mol. Sci. 2022, 23(13), 7348; https://doi.org/10.3390/ijms23137348 (registering DOI)

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo site clinica estrela brasil

Rua Geraldo Pereira, n°315,

sala 305 – Estrela – RS

Avenida Independência, n°925,

sala 1006 – Porto Alegre – RS


Fone: (51) 99227.7364

E-mail: estrelabrasilclinica@gmail.com

Encontre-nos em
Porto Alegre/RS

Encontre-nos
em Estrela/RS

Respira Comunicação© 2021

plugins premium WordPress