Às vezes, chega um paciente na clínica com os seus aparelhos auditivos apitando, dando um chiado que todo mundo escuta. O que pode ser, já que na última consulta ele não saiu assim?
Se você usa aparelhos auditivos, pode ouvir um apito de vez em quando. Esse som é a microfonia, também chamada de feedback do aparelho auditivo.
Ele ocorre quando o som que deveria entrar no canal auditivo sai do ouvido e volta para o microfone do aparelho. O som é então reamplificado que faz com que os seus aparelhos auditivos produzam este som.
Isso pode acontecer em diferentes ambientes, como quando você coloca os seus aparelhos auditivos de manhã e os tira à noite, ou quando alguém o abraça. Isso é normal quando não podemos ocluir totalmente o conduto do paciente devido à perda auditiva. Porém, se este apito incomoda você ou os outros, é necessário verificar com o seu profissional da audição o que pode ser feito para minimizar o ruído, pois, se antes não havia esta microfonia, ela pode estar ocorrendo em função de:
1. Vedação inadequada: Assim como o resto do seu corpo, seus ouvidos mudam com o tempo. Se você emagrecer até 2 kg, o primeiro lugar a perder gordura é o ouvido, e seu aparelho pode começar a apitar. Procure seu fonoaudiólogo! Aparelhos mal encaixados também costumam dar microfonia, tente reajustar o molde ou oliva. Se não passar, peça para o seu fonoaudiólogo refazer o molde ou tentar adaptar uma outra oliva.
2. Volume muito alto: Aumentar o volume dos aparelhos auditivos e passar do índice que foi prescrito pelo fonoaudiólogo pode fazer a microfonia aparecer.
3. Algum problema no aparelho ou molde: Para alguns aparelhos auditivos, o tubo que se conecta ao molde pode endurecer e encolher. Às vezes, o tubo começa a puxar o molde, de modo que ele não tem mais o ajuste certo. Também, pode haver um pequeno furo na cânula. Hora de trocar de molde.
4. Excesso de cera: A cera pode bloquear o canal auditivo, fazendo com que parte do som seja refletido para fora do conduto auditivo, e isso facilita a microfonia. Se você costuma acumular cera rapidamente, já deixe programado com o seu otorrinolaringologista a remoção de tempos em tempos.
5. Microfones fora do lugar ou caídos: O feedback do aparelho auditivo também pode ser causado por microfones soltos ou deslocados. Seu fonoaudiólogo pode ajudá-lo a resolver esse problema.
Sempre explico para os pacientes com perda auditiva maior que, quando ocorre a microfonia, eles estão perdendo uma parte da energia do som que deveria estar indo para o ouvido. Com isso, a pessoa passa a escutar menos do que o necessário e pode passar trabalho para compreender a fala. Esta situação é bem comum quando o paciente não coloca a oliva na posição adequada e o som escapa.
Vivian Estrela Brasil – Fonoaudióloga
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e conheça um pouco mais sobre a Clínica Estrela Brasil.
Veja também esse texto sobre: A perda auditiva não tratada pode estar associada a mais gastos com saúde?