Todas as coisas nesta vida têm vários lados ou “verdades”, não é?
Tudo depende do ponto de vista de cada um. E os aparelhos recarregáveis ou com pilhas não fogem desta regra. Portanto, vamos ajudar você a entender alguns pontos importantes na escolha dos aparelhos auditivos!
Os modelos recarregáveis necessitam ser carregados uma vez ao dia. Dependendo da marca, o carregador terá autonomia de até 3 cargas sem a necessidade de colocar na tomada. Outras marcas, no entanto, não possuem esta autonomia e necessitam de carga diária diretamente na tomada.
A durabilidade da carga da bateria é de, em média, 20 horas, mas dependerá muito se você usa o streaming com Bluetooth, que consome mais energia.
Com o tempo, as baterias podem viciar e prejudicar o uso. Algumas marcas dizem que as suas duram até 5 anos, mas na nossa prática clínica, podemos afirmar que elas têm variado de 2 a 4 anos.
Se o aparelho está na garantia, fique tranquilo, pois as fábricas trocam a bateria. Porém, se estiver fora deste prazo, você terá um custo que dependerá de quanto tempo os aparelhos já estão fora da garantia (temos orientado nossos pacientes quanto a isso).
Quando a bateria vicia, você precisa mandar arrumar e é importante ver se o serviço oferece aparelhos reserva, pois se não, você poderá ficar sem escutar por até 30 dias.
Para pessoas com dificuldade de visão ou baixa destreza manual, os aparelhos auditivos recarregáveis são super indicados. Além disso, a troca esporádica de baterias auxilia também o meio ambiente, pois não há a produção de tanto lixo tóxico.
Já os aparelhos com pilhas necessitam da troca destas a cada 3 a 10 dias (depende do modelo, recursos e potência) e, se você gosta do streaming, elas duram menos ainda.
Aparelhos com pilhas podem ser miniaturizados, portanto, se for necessário um dispositivo muito pequeno, as pilhas serão a primeira escolha. Ainda, se você precisa economizar e escolher um aparelho de custo baixo, talvez seja uma boa saída, pois você vai gastar um pouco por mês e não vai ter o custo da troca de bateria interna de uma vez só.
Outra vantagem é que, se você esquecer de levar as pilhas, você vai encontrar facilmente em algum lugar. Já o carregador é bem mais caro e você vai depender de encontrar uma revenda da sua marca.
Infelizmente, a quantidade de pilhas que descartamos em 5 anos de uso de dois aparelhos auditivos é significativa e prejudicial ao planeta. Nunca descarte no lixo comum!
Vivian Estrela Brasil – Fonoaudióloga
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e conheça um pouco mais sobre a Clínica Estrela Brasil.
Veja também esse texto sobre: A perda auditiva não tratada pode estar associada a mais gastos com saúde?