banner blog

É preciso saber viver

e preciso saber viver

” Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver ” (Titãs)

 

Queridos amigos e pacientes, estou aqui na Clínica Estrela Brasil refletindo sobre o que é “saber viver”?! E, como amo a questão do envelhecimento, acho que saber viver é construir uma vida que vá me dar suporte no envelhecimento! Para não morrer na solidão e diminuir meu sofrimento com a deterioração do meu corpo e mente. O envelhecimento é mais uma etapa da vida, inevitável e inerente à própria vida, não é uma doença, é contínuo e ativo e se inicia muito antes de alcançarmos a vida adulta.

 

Ciência

 

A ciência tem buscado os melhores caminhos para trilhar o envelhecimento, baseada principalmente naqueles que chegaram bem, no final da jornada, que não sofreram tanto, mantiveram-se conectados ao seu mundo, independentes e felizes! Será que isso é possível?! Acredito que sim! Mas, antes, precisamos plantar as sementes do bem viver logo cedo, quanto antes melhor! Então quais são os conselhos da ciência? Como devemos plantar a semente do bem viver? Vamos falar dos pilares que vão dar o alicerce para estas sementes se desenvolverem, crescerem, frutificarem!

 

Saúde

 

Devemos investir na SAÚDE, que significa bem-estar físico, mental e social. Investir na mudança de hábitos que sabemos deletérios da saúde tais como: tabagismo, consumo de álcool, alimentação desregrada, falta de atividade física adequada, pouca interação social, não prevenir e tratar doenças crônicas, entre outros tantos. Investir na educação e aprendizagem contínua e, quando adultos, não ceder à tendência de se acomodar com os conhecimentos adquiridos, mas buscar sempre mais. Aprender um instrumento musical novo, uma nova língua ou buscar novas aprendizagens.

 

Segurança

 

A SEGURANÇA também é um pilar importante. Ter assegurado no envelhecimento a segurança financeira (planejar-se para isso) e como sociedade cuidar do respeito às necessidades e direitos das pessoas idosas à segurança social e física. Precisamos fazer nossa parte, enquanto jovens e adultos, de respeitar e assegurar os direitos dos idosos.

 

Participação

 

PARTICIPAÇÃO – aí está uma palavra chave para o envelhecimento ativo (OMS, 2005) precisamos nos manter conectados ao nosso meio ambiente e, para isso, participar de atividades sociais, culturais e espirituais é um meio de se manter VIVO!!! Vários estudos demonstram que se sentir conectado à família e à sociedade é um índice de longevidade.

 

Minha visão

 

Acredito que plantar estas sementes desde agora (eu aos 44 anos), não deixar as doenças e desabilidades se criarem vai me ajudar a envelhecer ativamente, auxiliando a me manter mais autônoma e independente por mais tempo, assim como contribuindo, por mais tempo, com conhecimentos e perspectivas de vida com os mais jovens. Não estou dizendo que é fácil, temos altos e baixos, tem dias que você olha no espelho e diz que vai fazer tudo certo, chega no final da semana e se dá conta que não conseguiu caminhar, que comeu aquele doce preferido e esqueceu de marcar o check-up. O importante é ter claro na sua cabeça que o que você faz ou deixa de fazer hoje em relação aos seus hábitos de vida vai ter consequências lá na frente. E todos os dias o sol nasce e podemos recomeçar, o importante é tentar.

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo site clinica estrela brasil

Rua Geraldo Pereira, n°315,

sala 305 – Estrela – RS

Avenida Independência, n°925,

sala 1006 – Porto Alegre – RS


Fone: (51) 99227.7364

E-mail: estrelabrasilclinica@gmail.com

Encontre-nos em
Porto Alegre/RS

Encontre-nos
em Estrela/RS

Respira Comunicação© 2021

plugins premium WordPress