O mundo está envelhecendo rapidamente. Estudos demonstram que a população com mais de 60 anos vai triplicar nos próximos 40 anos. Ao lado do envelhecimento, os jovens estão ouvindo música alta em seus fones de ouvido e o trânsito está cada vez mais caótico, deixando as cidades barulhentas.
A poluição sonora ultrapassou a da água para ocupar o segundo lugar como maior causadora de doenças. Neste preocupante ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora fica atrás apenas da atmosférica (do ar), causando muitos danos à saúde.
Hoje, vivemos em um mundo em que as maiores causas de perda auditiva irreversível adquirida são o envelhecimento e exposição ao ruído. E, infelizmente, existe ainda uma cultura de esperar muito tempo para procurar ajuda para reabilitação auditiva, agravando as consequências da perda auditiva e seu impacto na qualidade de vida.
Nós, da Clínica Estrela Brasil, acreditamos que a socialização constitui um dos aspectos fundamentais da vida do ser humano, se apresentando hoje como um dos fatores responsáveis pela longevidade saudável. A perda auditiva dificulta a comunicação, levando as pessoas a evitarem as situações desafiadoras de comunicação até o isolamento, modificando completamente seu estilo de vida. E isso não é nada saudável. Hoje, sabe-se que a audição desempenha um importante papel nas funções cognitivas.
Portanto, quanto antes procurarmos ajuda, melhor será o prognóstico de reabilitação. Para que isso aconteça, nós criamos programas de orientação e reabilitação auditiva capazes de auxiliar as pessoas a se reconectarem com o mundo sonoro, mudando sua maneira de ver a perda auditiva, suas crenças com relação ao uso de aparelhos auditivos e, principalmente, entregando informação e devolvendo o que a pessoa tem de mais precioso: o restabelecimento da comunicação.
Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e conheça um pouco mais sobre a Clínica Estrela Brasil.
Veja também esse texto sobre: A perda auditiva não tratada pode estar associada a mais gastos com saúde?